Acredita e confia para que a vida te sorria (Autoconfiança)
- David Cid
- 5 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
Quando acreditamos em nós, nas nossas características e qualidades, quando somos determinados e seguros do nosso potencial.

créditos da imagem @jakubcervsk
Quando sabemos que os outros, façam o que fizerem não vão conseguir alterar a confiança que temos em nós e que, nada nem ninguém é mais valioso e importante que nós próprios, a nossa jornada, vai ser muito mais prazerosa e profícua. Isso porque a confiança que temos em nós e no nosso Ser é inabalável.
“Imagina uma noite escura, sem lua cheia, com nuvens a tapar a luminosidade das estrelas. Estás
a fazer uma caminhada com um amigo numa estrada, no campo. Apenas vêm os vossos pés e
um pouco mais à frente a estrada.
Olham para o lado e vêm vultos que parecem árvores, mas não
lhes consegue distinguir a forma ou a cor.
De repente o teu amigo lembra-se que tem uma pequena lanterna no bolso. Quando liga a lanterna,
onde só havia escuridão, agora conseguem ver um caminho: pedras, alguns buracos e pequenos arbustos. Olham para o lado e conseguem ver algumas árvores, apesar da cor ainda não ser percetível.
Essa pequena luz iluminou aquela imensidão de nada que passou a ser alguma coisa. A pequena luz
iluminou muito mais do que parecia ser possível pois a sua pequenez aparente revelou-se enorme comparativamente ao seu tamanho.
É isso que a Luz faz quando está em contacto com a escuridão, transmuta-a e, aos poucos, ilumina-a e absorve-a para si, tornando-a, ela própria Luz.”
Excerto do meu livro “Quem você pensa que é?”
"É assim que nós somos, pequenas luzes na nossa vida e na vida de quem, connosco se cruza."
É essa energia de autoconfiança que precisamos manter sempre acesa para nos ajudar a iluminar o caminho e nos tornar resilientes e seguros.
Como energia que é, não necessitamos dela em desequilíbrio pois, em excesso transforma-se em uma energia de ego elevado e narcisismo. Quando em carência, torna-nos inseguros e amedrontados.
Quando estamos seguros do que somos, do que queremos, qual o nosso propósito e para onde queremos ir, tudo fica mais fácil.
Nada à nossa volta nos assusta, causa dor ou sofrimento pois, tornamo-nos pessoas decididas, mas não arrogantes, expressamos a nossa opinião, mas sabemos ouvir a dos outros e aceitá-la quando fizer sentido para nós.
Autoconfiança também é amor-próprio, é cuidarmos de nós em todas as vertentes, cuidarmos do nosso corpo, dar-lhe bons alimentos, proporcionar-lhe descanso equilibrado, mas também actividade física e movimento, mas, acima de tudo, aceitar as suas formas e características e perceber que, é ele quem nos mantém nesta vida e neste maravilhoso Planeta de livre-arbítrio.
É um processo contínuo de descoberta, cuidado e crescimento com muitas paragens para reflexão. É tranquilo, alegre, amoroso e compassivo.
"Podemos resumir tudo em uma pequena questão. - Para quem queres viver, para os outros ou, para ti, fazendo o bem aos outros?"
Primeiro tu. Não, não é egóico, pelo contrário, coloca-te acima de tudo, não colocando nada nem ninguém abaixo, mas sim ao mesmo nível. Presta-te a cuidar compassivamente dos outros pois sabes que, sem a felicidade destes, a tua não existe na sua plenitude.
Vieste viver, aprender, sentir alegria, experienciar emoções fortes, ser, estar, ver e fazer.
Para tudo isso acontecer, tens de estar, e ser equilibrado, tens de saber que tu és o mais importante na tua vida pois, só assim, vais poder ser para os outros.
Só assim vais poder viver e entregar-te a quem de ti precisa.
Se não fores alegre,
Se não fores saudável,
Se não fores feliz,
Se não fores equilibrado,
Se não estiveres em união com a criação e se não fores uno com o Criador, de nada serve te entregares pois nunca irás ser suficiente.
Dar, dar, dar, sem se saber doar a si próprio não resulta, não funciona.
Vieste vive a tua vida, não a vida de outra qualquer pessoa, mesmo que essa pessoa te seja muito próxima, muito querida e precise muito de ti.
Primeiro tu. Isso é conhecimento, é sabedoria, é inteligência. É teres o poder do Eu Sou.
O teu equilíbrio é também o equilíbrio de quem vive e se cruza contigo.
"Se não estás bem, não consegues ajudar o outro a estar bem."
Se não estás bem hoje, não estarás bem amanhã.
Equilibra-te todos os dias um pouco, isso, ao fim de uns dias, é muito. Um passo de cada vez pois consistência é resistência.
Vive cada momento com prazer, encara-o como uma dádiva que vieste experimentar. Encara-o como algo que tem faz crescer, aprender e evoluir, mesmo que não o entendas assim.
Nós não temos a visão da totalidade, apenas temos um vislumbre e o desejo do que achamos ser o melhor para nós, mas o que achamos ser melhor para nós, muitas vezes não o é.
Alegra-te com o que o Universo coloca no teu caminho.
Satisfaz-te com as pequenas coisas da vida pois são elas as mais prazerosas e duradouras.
Admira e nutre-te da natureza pois ela tem tanto para te dar.
Cuida do teu corpo com amor pois é ele que te segura neste mundo físico. ama-o a cada dia da tua existência.
Não te apegues ao material pois é apenas isso, material. O que te alimenta são as emoções, as vivências e os momentos. Tudo isso levas contigo quando fores para casa.
Sorri para a vida, para a vida te sorrir.
Acredita e confia no teu Ser,
Acredita e confia, tens poder.
Acredita e confia no amor,
Acredita e confia, ele limpa a dor.
Com amor,
David Cid
Posts recentes
Ver tudoQuem conhece a Verdade é livre, é feliz, é amado e ama, é alegre, é tranquilo, é saudável, harmonioso e abundante. A Verdade liberta e a...
Comments