O Poder Transformador da Gratidão e da Compaixão
- David Cid
- 24 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Gratidão e Compaixão são dois dos sentimentos mais fortes e genuínos que se pode experienciar nas nossas jornadas. São como irmãos gémeos que andam de mãos dadas, são as duas faces da mesma moeda. Quando demonstramos compaixão, alguém sentiu gratidão e quando sentimos gratidão, provavelmente, alguém foi compassivo conosco.

Ser grato também, de alguma forma demonstra que se é compassivo pois a gratidão é uma forma sublime de agradecimento que se deve revelar em qualquer situação.
Genericamente, gratidão é o reconhecimento de todas as dádivas que uma situação, uma pessoa, a vida ou o universo nos proporciona ou irá proporcionar. É o agradecimento sem restrições e sem condições.
Gratidão é também a chave para a prosperidade uma vez que se, somos gratos, se agradecemos tudo aquilo que nos é permitido experienciar nesta vida, esse sentimento, sendo genuíno, irá permitir a transmutação de algo menos bom em algo bom. Transforma a negação em aceitação, confusão em lucidez, noite em dia, indiferença em amor...
Quando experienciamos o estado de gratidão, as coisas mais simples tornam-se em dádivas prazerosas. Uma refeição torna-se num banquete, um passeio numa viagem maravilhosa, um trabalho num emprego, uma casa num lar...
Para atrairmos abundância e prosperidade para as nossas vidas, necessariamente temos que expressar gratidão ao longo do dia.
Como os nossos pensamentos têm poderes para além do imaginável, o pensamento de gratidão tem que fazer parte do nosso ser, juntamente com o amor e a compaixão.
"Não basta apenas expressar a vontade de ser grato ou verbalizar o agradecimento sem o sentir verdadeiramente no nosso coração. Estes sentimentos têm necessariamente que ser sentidos para as suas energias reverberarem no universo e assim transformar a nossa vida."
O universo ouve-nos e sente-nos, pois, tudo está ligado ao todo, tudo faz parte do todo.
Ao expressarmos palavras e sentimentos positivos é isso que o universo nos vai dar a experienciar.
A gratidão não serve apenas para ser expressa quando somos presenteadas como boas experiências, as menos boas ou as mais negativas também devem ser motivo de gratidão pois, são elas as nossas grandes lições.
Todos nós já tivemos experiências negativas, mas essas, principalmente essas foram-nos oferecidas com amor, para a nossa evolução, para o nosso crescimento como alma e para nossa aprendizagem.
Essas experiências devem ser agradecidas da mesma maneira e com a mesma intensidade que uma boa experiência.
Se conseguirmos encontrar o lado bom de uma experiência mais negativa (sim, todas as más experiências têm um lado bom, ás vezes temos apenas que dar tempo e entendê-las) facilmente vamos ser capazes de agradecer essa dádiva. Ao sermos capazes de agradecer, o universo percebe que aprendemos mais uma lição, até porque foi para isso que viemos a este planeta, encarnados como humanos, para evoluirmos como seres de luz que somos.
Compaixão era o sentimento de Jesus, se é que se pode definir um Ser de Luz e Amor como Jesus com apenas um adjectivo. Era um Ser compassivo, amava o próximo incondicionalmente.
Compaixão pode ser descrita como o desejo de acabar ou reduzir o sofrimento de outra pessoa, sem, contudo, sofrer com as suas dores e desafios pois, crê que tudo está certo, tudo acontece com um propósito maior que, muitas vezes, não é por nós entendido.
Também é compassivo, aquele que demonstra especial gentileza e carinho para com os que sofrem, os mais desfavorecidos, os necessitados ou aqueles que de alguma maneira se encontram desequilibrados e em desarmonia, permanecendo em estado positivo e de aceitação. É dar tudo sem esperar nada, é aquele sentimento reconfortante que nos eleva e nos torna dignos daquilo que verdadeiramente somos.
"Gratidão no coração, Compaixão na tua acção"
Um dia seremos todos compassivos. Quando? Quando quisermos, está nas nossas mãos se amanhã ou daqui a mil anos. Certo é que vamos cá estar para festejar o alcançar desse patamar, com outros nomes, talvez outros credos, mas seremos nós, aqueles que seguem como nossos sucessores, tal como somos aqueles que nos antecederam, os nossos antepassados.
Ser compassivo é ser honrado, corajoso e dedicado, é um sentimento, ação e modo de estar e viver digno de um ser humano elevado. Ser compassivo em permanência, de manhã à noite, dia após dia e não quando nos serve, mas quando serve a todos.
Ser compassivo é também um acto de resiliência e altruísmo nos dias de hoje.
Ser compassivo é ser corajoso pois estamos a deixar transparecer a nossa essência, aquilo que somos quando seres completos.
Compaixão é amor camuflado de benevolência
Gratidão é amor fingindo ser amizade
Compaixão no coração, gratidão sempre em ação
Transmuta a escuridão e traz luz e elevação
Com Amor,
David
Posts recentes
Ver tudoQuem conhece a Verdade é livre, é feliz, é amado e ama, é alegre, é tranquilo, é saudável, harmonioso e abundante. A Verdade liberta e a...
Comments