Reflexão sobre mais Caminhos de Santiago
- David Cid
- 29 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Mais Caminhos percorri e Santiago encontrei.
Apóstolo do Amor senti, por seu Mestre viverei.

Mais uma vez os Caminhos de Santiago se cruzaram nesta linda viagem que é a descoberta de quem Sou.
"De Valença do Minho a Santiago de Compostela, passado por sitios de beleza sem igual e com uma energia que nos faz arrepiar dos pés à cabeça. "
Sinto os Caminhos de Santiago como o Mestre do Amor, sentia os seus discípulos, Tiago incluído, como pedras preciosas prontas a serem lapidadas.
Os Caminhos, servem para me recolher e aprender, servem para me doar e receber. Servem para sentir, ver e ouvir a Mãe Natureza. Servem para me sentir vivo e perceber que para a felicidade acontecer basta ser quem sou. Não preciso de mais nada, apenas a harmonia, calma e ser interior activo e consciente.
Sim, sou daqueles que falam, ouvem e sentem as árvores, as pedras e a terra. Sou daqueles que, quando abraça uma árvore, toca numa planta ou numa rocha, percebe se está a sentir apenas, a dar ou a receber. Sim, sou abençoado, também por isso.
Para isso, os Caminhos são o espaço ideal pois Natureza não falta ali. Cada passo é uma regressão a vidas passadas, a momentos épicos que nos levam a entender quem somos pois, o que fomos está presente e nunca se separou, também, daquilo que vamos ser.
Cada casa de pedra leva-me às vivências daqueles tempos em que a luz era durante o dia e, de noite apenas a lareira iluminava a sala que muitas vezes fazia de quarto e cozinha. As velas eram coisas de ricos, luxos que não havia amiúde, muito menos nas casas de pedra no meio de vegetação tão nobre e singela.
Cada trilho lembra os desafios que era percorrê-los com os perigos ao virar de cada moita. Agora tranquila viagem onde o único percalço são umas gotas de chuva ou um pé mal colocado no chão irregular.
As águas sempre presentes dão ainda mais vida, cor e energia ao quadro oferecido pela Mãe Natureza que nos preenche a Alma e conforta o coração.
Por sentir sempre tanto prazer nos Caminhos e também por perceber que muitas pessoas desejam percorrê-lo, mas não sabem como ou têm receio de ir sozinhas, lancei o desafio a quem segue a minha conta no Instagram a virem comigo, a descobrirem-se, a curarem-se e a superarem-se.
As vagas eram poucas pois prefiro grupos intimistas a grandes aglomerados. Sinto que é como ir ao Continente ou Ao Pingo Doce ou comprar na mercearia do Sr. José as verduras e a fruta cultivadas com amor.
Sete bravos aceitaram e juntaram-se a mim e à @sandra_julio_terapias nesta viagem de superação.
"Sete pessoas, todas muito diferentes umas das outras, algumas com desafios que parecem insuperáveis, mas que o Pai me diz que a sua bravura, coragem e resiliência vai transmutá-las em aprendizagens benevolentes."
Foram sete dias intensos, intensos de emoção, intensos de espiritualidade, intensos de diálogos, intensos de afectos, intensos de superação, intensos de Luz e Amor.
Sete pessoas, sete dias, duas vezes o número 7. Em númerologia, uma das linguagens que o Universo usa para comunicar connosco, o número 7 trata sobre a Introspecção, a Espiritualidade. O 7 surge para mostrar a todos os que vieram nesta viagem que há um trabalho de ánálise ao lado espiritual das suas vidas. A sabedoria, a intuição, a clarividência e o estudo da Vida devem fazer parte do seu futuro, bem como aceitarem a sua divindade e assumirem o seu poder.
O que aconteceu na viagem fica com os viajantes, pois, é deles cada momento vivido. No fim de contas, acho que valeu a pena, para mim foi maravilhoso. Tanto espiritual como fisicamente. Vi pessoas a superarem-se mesmo quando não sabiam o que as esperava. Vi inícios de curas, vi corações lindos e cheios de amor, vi corações partidos, mas nesses, vi também o caminho e, vi que no fim, tudo vai passar e o Amor vai reinar.
Gratidão a todas pelos momentos de aprendizagem e conhecimento.
Gratidão à minha querida Sandra, à Rosa, à Ana L., à Rita, ao Fernando, à Sara, à Fernanda e à Ana. Gratidão ao Pai e a quem me abençoa a cada momento com todo o seu Amor, aqui e do outro lado.
Com Amor,
David
Posts recentes
Ver tudoQuem conhece a Verdade é livre, é feliz, é amado e ama, é alegre, é tranquilo, é saudável, harmonioso e abundante. A Verdade liberta e a...
Lindo! Viajei com vocês nas palavras escritas! 🌻😉